Região Vinícola
Com um microclima e topografia únicas, um solo rico em minerais e o Sol de Portugal, apresentamos o terroir perfeito para o amadurecimento saudável das uvas.
Alenquer assume o maior destaque no panorama vitivinícola da Região de Lisboa, não só pela área de vinha ocupada mas sobretudo pelo prestígio dos seus vinhos.
O microclima com forte influência atlântica, a topografia de encostas ingremes protegida pela Serra de Montejunto, solos argilo-calcários, criaram uma diversidade impressionante de terroirs que permitem dar expressões únicas às castas. Reúne as condições ideais para a produção de vinhos brancos aromáticos, cheios e persistentes no sabor, e de tintos vinosos, equilibrados, vivos e brilhantes.
A Serra de Montejunto confere uma protecção do vento Norte, favorecendo o aquecimento das terras, as vinhas estendem-se entre planaltos e encostas, com várias exposições, beneficiando de vantagens organolépticas excepcionais, no crescimento e enriquecimento da uva. O produto final é o reflexo dessa autenticidade, aliando a tradição a uma metodologia jovem e inovadora, criando-se vinhos com caracter e personalidade própria.
VITICULTURA & ENOLOGIA
2 gerações, que refletem as experiências de um trabalho lado a lado.
José César Inácio, com uma longa carreira na liderança de empresas do sector do vinho, com a experiência de mais de 30 vindimas e mais de 30 anos na produção de vinhos, junta-se Nuno Falle Inácio, também enólogo, um eterno apaixonado pelo mundo do vinho que conta já com mais de 10 anos de experiência na área, foi o mentor do Projeto Pintarola, após implementar, ao longo de 8 anos de trabalho, a marca Montejunto, uma referência na restauração da cidade de Lisboa.
A nossa ideia é inovar aquilo que é Tradição. Alicerçar o progresso no conhecimento dos nossos Avós é como caminhar sobre os ombros de gigantes.” (Nuno)
É da Tradição que tudo nasce e começa a tomar forma.
José César e Nuno acompanham a plantação das vinhas, assistem de perto todo o processo vitivinícola. É na vinha que o processo de criação se inicia com uma complexa interação entre o homem, a videira, o solo e o clima.
“O padrão de qualidade que nos distingue começa na vinha.” (José César)
A partir de uma agricultura sustentável, na otimização de recursos e no acompanhamento de campo permanente, segue-se o modo de produção integrada em que prevalece a mínima intervenção, tanto na vinha como na adega.
O conhecimento transforma-se em saber, o gosto transforma-se em paixão e a intuição transforma-se em projectos distintos e competitivos.
Verdadeiramente ligados à nossa cultura, mas também à criação de novos vinhos, de perfis diferentes e no compromisso de novos desafios, ajustados às tendências, às escolhas e preferências dos consumidores.
Aplicamos o conhecimento científico no tratamento das videiras, na qualidade das uvas, no transporte para o lagar e finalmente asseguramos todo o processo subsequente de que irá resultar o vinho, através de uma intervenção cuidada na adega, deixando a intuição pronunciar-se sempre que necessário.